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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59417

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Título: Afetividade no contexto da Eja : uma análise da literatura brasileira em torno da permanência e evasão escolar
Autor(es): MOURA, Joanne Cecília da Cruz
MENEZES, Larissa Alexandra de Souza
Palavras-chave: EJA; Afetividade; Evasão escolar; Permanência
Data do documento: 24-Out-2024
Citação: MOURA, Joanne Cecília da Cruz; MENEZES, Larissa Alexandra de Souza. Afetividade no contexto da Eja: uma análise da literatura brasileira em torno da permanência e evasão escolar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo analisar, com base na literatura brasileira, o papel da afetividade no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), explorando seus impactos na permanência e evasão dos estudantes, e mais especificamente, examinar como a literatura brasileira aborda a afetividade no contexto da EJA, apontando os principais desafios, conclusões e lacunas identificadas nos estudos sobre o tema, também identificar, a partir dessa literatura, os principais fatores que influenciam a permanência e evasão escolar dos estudantes desta modalidade, considerando os impactos da afetividade nesse contexto. Assim, com uma abordagem qualitativa, foi conduzida uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). Os resultados indicam que a afetividade é amplamente reconhecida como um fator crucial, tanto para a permanência, quanto para a evasão dos estudantes na EJA, os autores concordam que sentimentos como amizade, pertencimento e o apoio dos professores são essenciais para manter os alunos na escola. No entanto, existem outros fatores que possuem maior peso na evasão escolar, tais como; responsabilidades familiares, cansaço e choque de horários com as ocupações profissionais. Com isso, pudemos concluir que, embora a afetividade não seja o único fator determinante, ela pode atuar como um impulsionador para a permanência ou, em contrapartida, contribuir para a evasão escolar, quando as práticas pedagógicas não são acompanhadas de suporte emocional e um ambiente com condições minimamente adequadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59417
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