Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59588

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJUNIOR, Arnaldo Martin Szlachta-
dc.contributor.authorJÚNIOR, Nilson Justino Batista-
dc.date.accessioned2025-01-20T14:26:35Z-
dc.date.available2025-01-20T14:26:35Z-
dc.date.issued2024-02-26-
dc.date.submitted2024-03-17-
dc.identifier.citationJÚNIOR, Nilson. Ensino de História e Inclusão: Imagens e Música como Práticas Pedagógicas.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59588-
dc.description.abstractEste artigo propõe discutir o ensino de história e a inclusão através de práticas pedagógicas como o uso de imagens e da música. O texto apresenta como questão norteadora, métodos de ensino que possam ser intercalados as metodologias tradicionais, ao utilizar práticas inclusivas no ensino de história buscando o melhor rendimento de todos alunos em sala de aula, assim como na rede de ensino como um todo. Para essa questão, mediante uma vasta leitura, buscou-se responder questões importantes que direcionaram o estudo sobre as propostas inclusivas, como “o que é educação, deficiência e como foi e é a educação das pessoas com deficiência no Brasil? ”, para assim, compreendermos a prática inclusiva. A partir disso, procurou elencar a importância da música e de imagens como uma das alternativas de aprendizado para o ensino de História permitindo criar possibilidades de aulas, onde o professor pode inserir seu aluno no seu respectivo meio social.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPráticas inclusivaspt_BR
dc.subjectImagenspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E INCLUSÃO: IMAGENS E MÚSICA COMO PRÁTICAS PEDAGÓGICASpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4661859185167472pt_BR
dc.description.abstractxEste artículo propone discutir la enseñanza de la historia y la inclusión a través de prácticas pedagógicas como el uso de imágenes y música. El texto presenta como pregunta orientadora, métodos de enseñanza que pueden intercalarse con metodologías tradicionales, al utilizar prácticas inclusivas en la enseñanza de la historia, buscando el mejor desempeño de todos los estudiantes en el aula, así como en la red educativa en su conjunto. Para esta pregunta, a través de una lectura extensa, buscamos responder preguntas importantes que guiaron el estudio de propuestas inclusivas, como “¿qué es la educación, la discapacidad y qué fue y es la educación de las personas con discapacidad en Brasil? ”, para que podamos entender la práctica inclusiva. A partir de esto, buscó resaltar la importancia de la música y las imágenes como una de las alternativas de aprendizaje para la enseñanza de la Historia, permitiendo crear posibilidades de clase, donde el docente puede insertar a su alumno en su respectivo entorno social.pt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DH) - Departamento de Históriapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Históriapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Nilson Justino Batista Júnior.pdf386,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons