Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60061

Share on

Title: Cidades Inteligentes: Práticas e experiências nos municípios Pernambucanos
Authors: PEREIRA, Thiago de Oliveira
Keywords: Indicadores; Cidades Inteligentes; Gestão da Informação
Issue Date: 13-Mar-2024
Citation: PEREIRA, Thiago de Oliveira. Cidades Inteligentes: práticas e experiências dos municípios pernambucanos. 2025. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Com o advento da urbanização, alguns obstáculos e problemas também surgiram na cidade. A partir disso nasceu o conceito de cidades inteligentes, que visa utilizar inovações tecnológicas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e solucionar esses problemas. Portanto, o objetivo deste trabalho é discutir a gestão da informação na perspectiva de organizar e representar as informações por meio de indicadores para contribuir com a tomada de decisão na perspectiva de cidades inteligentes. Para tanto, será apresentado o referencial teórico do tema cidade inteligente, exemplos e como a gestão da informação pode cooperar na execução dessas práticas. A abordagem principal é qualitativa, tentando descrever e realizando pesquisas para enfatizar a importância da implementação de cidades inteligentes. Os resultados da pesquisa foram baseados em um estudo utilizando o ranking connected smart city, observando os municípios pernambucanos que se destacam no ranking e quais ações foram implementadas por eles. Conclui-se que, o modelo de cidade inteligente pode contribuir positivamente e resolver problemas presentes nos municípios de Pernambuco com o auxílio da gestão da informação utilizando indicadores contribuindo para a tomada de decisão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60061
Appears in Collections:TCC - Gestão da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Thiago de Oliveira Pereira.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons