Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60349

Compartilhe esta página

Título: RELAÇÕES ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO: OS IMPACTOS DO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DE PERNAMBUCO DE 2021 NA FORMAÇÃO DOS SUJEITOS COMO CAPITAL HUMANO.
Autor(es): FRAGOSO, Danilo César de Oliveira
Palavras-chave: Subjetivação; Racionalidade neoliberal; Trabalho imaterial; Precarização
Data do documento: 15-Set-2024
Citação: FRAGOSO, Danilo César de Oliveira.RELAÇÕES ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO: OS IMPACTOS DO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DE PERNAMBUCO DE 2021 NA FORMAÇÃO DOS SUJEITOS COMO CAPITAL HUMANO.2025.Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente texto busca dialogar com questões ligadas a formação das juventudes no contexto da profissionalização e das demandas ligadas ao trabalho. Onde almejamos compreender como as demandas empresariais se impõe através do currículo do ensino médio como uma ferramenta de formação de uma juventude precarizada e que se identifique como mão de obra sem qualificação. Para nossa compreensão utilizamos a noção de subjetivação, como chave analítica para compreender a formação de uma sujeito voltada a racionalidade neoliberal, de modo que este sujeito ao passar nos processos formativos educativos, se deparada com a escola pública sendo infiltrada pelo pensamento e preceitos neoliberais que buscam a responsabilização do sujeito por sua sobrevivência além de desobrigar o Estado a ser garantidor de direitos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60349
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Danilo César de Oliveira Fragoso.pdf283,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons