Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60349

Comparte esta pagina

Título : RELAÇÕES ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO: OS IMPACTOS DO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DE PERNAMBUCO DE 2021 NA FORMAÇÃO DOS SUJEITOS COMO CAPITAL HUMANO.
Autor : FRAGOSO, Danilo César de Oliveira
Palabras clave : Subjetivação; Racionalidade neoliberal; Trabalho imaterial; Precarização
Fecha de publicación : 15-sep-2024
Citación : FRAGOSO, Danilo César de Oliveira.RELAÇÕES ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO: OS IMPACTOS DO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DE PERNAMBUCO DE 2021 NA FORMAÇÃO DOS SUJEITOS COMO CAPITAL HUMANO.2025.Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O presente texto busca dialogar com questões ligadas a formação das juventudes no contexto da profissionalização e das demandas ligadas ao trabalho. Onde almejamos compreender como as demandas empresariais se impõe através do currículo do ensino médio como uma ferramenta de formação de uma juventude precarizada e que se identifique como mão de obra sem qualificação. Para nossa compreensão utilizamos a noção de subjetivação, como chave analítica para compreender a formação de uma sujeito voltada a racionalidade neoliberal, de modo que este sujeito ao passar nos processos formativos educativos, se deparada com a escola pública sendo infiltrada pelo pensamento e preceitos neoliberais que buscam a responsabilização do sujeito por sua sobrevivência além de desobrigar o Estado a ser garantidor de direitos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60349
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Danilo César de Oliveira Fragoso.pdf283,85 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons