Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60465

Compartilhe esta página

Título: Uma abordagem heideggeriana acerca da possibilidade do ensino como um jogo
Autor(es): CORREIA, Beatriz Moura Barreto de Barros
Palavras-chave: Jogo pedagógico; Fenomenologia-existencial; Heidegger; Ensino
Data do documento: 17-Fev-2025
Citação: CORREIA, Beatriz Moura Barreto de Barros. Uma abordagem heideggeriana acerca da possibilidade do ensino como um jogo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente artigo visa interpretar a atividade pedagógica sob a luz do fenômeno do jogo, para, em seguida, explicitar que apenas podemos jogar o jogo pedagógico, porque o jogar é constitutivo da nossa própria humanidade. Para isso, procuraremos elucidar as principais características do fenômeno do jogo, na intenção de interpretar o ensino enquanto um jogar e, em seguida, o próprio modo de ser “existência” como um jogo. Em um primeiro momento, devemos expor a concepção de jogo do Huizinga, pois ela nos dará as descrições necessárias para compreendermos o que caracteriza um jogo. Em seguida vamos aplicar as características fundamentais - dadas pelo Huizinga - ao processo de ensino e aprendizagem, em que os professores e os alunos serão interpretados como jogadores e a sala de aula será o espaço de jogo. Por fim, a partir da fenomenologia heideggeriana, vamos elaborar o jogo em sentido ontológico-existencial, para expor que o ensino apenas pode ser considerado um jogo porque somos constituídos de uma forma ou de outra ontologicamente pelo jogar.
Descrição: 10
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60465
Aparece nas coleções:(TCC) - Filosofia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Beatriz Moura Barreto de Barros Correia.pdf200,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons