Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60612

Share on

Title: Geografia e educação inclusiva : perspectivas e possibilidades para o ensino inclusivo de Geografia no Projeto Político Pedagógico do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco
Authors: CONCEIÇÃO, Abelly Vitória Silva da
Keywords: Colégio de Aplicação; Educação especial; Geografia; Universidade Federal de Pernambuco
Issue Date: 10-Oct-2024
Citation: CONCEIÇÃO, Abelly Vitória Silva da. Geografia e educação inclusiva: perspectivas e possibilidades para o ensino inclusivo de Geografia no Projeto Político Pedagógico do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura EM Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente trabalho aborda a temática da educação inclusiva no âmbito da escola regular, dando ênfase ao ensino de Geografia. O objetivo da pesquisa foi analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Colégio de Aplicação da UFPE, abordando o processo de inclusão de estudantes da educação especial, considerando as indicações para o processo de ensinoaprendizagem da Geografia numa perspectiva inclusiva. Ao longo do estudo, lançou-se mão da pesquisa qualitativa, com procedimento documental, tendo como método para análise dos dados a análise semântico-categorial de conteúdo. Ao longo do percurso metodológico, o foco foi voltado para a compreensão de como o PPP direciona a construção de práticas inclusivas no âmbito do ensino de Geografia. Os principais resultados apontam, de um lado, que o PPP demonstra o interesse da instituição em efetivar, de forma detalhada, a educação inclusiva e atendimento humanizado ao público-alvo da Educação Especial. Porém, de outro, existe a ausência de planejamento de metodologias específicas voltadas à educação inclusiva na disciplina de Geografia e nas demais disciplinas. No arremate, são apontados alguns possíveis caminhos para melhores práticas inclusivas no contexto de ensino-aprendizagem da ciência geográfica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60612
Appears in Collections:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Abelly Vitória Silva da Conceicao.pdf
  Embargoed Item Until 2026-03-14
1,28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons