Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60612

Compartilhe esta página

Título: Geografia e educação inclusiva : perspectivas e possibilidades para o ensino inclusivo de Geografia no Projeto Político Pedagógico do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco
Autor(es): CONCEIÇÃO, Abelly Vitória Silva da
Palavras-chave: Colégio de Aplicação; Educação especial; Geografia; Universidade Federal de Pernambuco
Data do documento: 10-Out-2024
Citação: CONCEIÇÃO, Abelly Vitória Silva da. Geografia e educação inclusiva: perspectivas e possibilidades para o ensino inclusivo de Geografia no Projeto Político Pedagógico do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura EM Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente trabalho aborda a temática da educação inclusiva no âmbito da escola regular, dando ênfase ao ensino de Geografia. O objetivo da pesquisa foi analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Colégio de Aplicação da UFPE, abordando o processo de inclusão de estudantes da educação especial, considerando as indicações para o processo de ensinoaprendizagem da Geografia numa perspectiva inclusiva. Ao longo do estudo, lançou-se mão da pesquisa qualitativa, com procedimento documental, tendo como método para análise dos dados a análise semântico-categorial de conteúdo. Ao longo do percurso metodológico, o foco foi voltado para a compreensão de como o PPP direciona a construção de práticas inclusivas no âmbito do ensino de Geografia. Os principais resultados apontam, de um lado, que o PPP demonstra o interesse da instituição em efetivar, de forma detalhada, a educação inclusiva e atendimento humanizado ao público-alvo da Educação Especial. Porém, de outro, existe a ausência de planejamento de metodologias específicas voltadas à educação inclusiva na disciplina de Geografia e nas demais disciplinas. No arremate, são apontados alguns possíveis caminhos para melhores práticas inclusivas no contexto de ensino-aprendizagem da ciência geográfica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60612
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Abelly Vitória Silva da Conceicao.pdf
  Item embargado até 2026-03-14
1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons