Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60612
Compartilhe esta página
Título: | Geografia e educação inclusiva : perspectivas e possibilidades para o ensino inclusivo de Geografia no Projeto Político Pedagógico do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco |
Autor(es): | CONCEIÇÃO, Abelly Vitória Silva da |
Palavras-chave: | Colégio de Aplicação; Educação especial; Geografia; Universidade Federal de Pernambuco |
Data do documento: | 10-Out-2024 |
Citação: | CONCEIÇÃO, Abelly Vitória Silva da. Geografia e educação inclusiva: perspectivas e possibilidades para o ensino inclusivo de Geografia no Projeto Político Pedagógico do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura EM Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O presente trabalho aborda a temática da educação inclusiva no âmbito da escola regular, dando ênfase ao ensino de Geografia. O objetivo da pesquisa foi analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Colégio de Aplicação da UFPE, abordando o processo de inclusão de estudantes da educação especial, considerando as indicações para o processo de ensinoaprendizagem da Geografia numa perspectiva inclusiva. Ao longo do estudo, lançou-se mão da pesquisa qualitativa, com procedimento documental, tendo como método para análise dos dados a análise semântico-categorial de conteúdo. Ao longo do percurso metodológico, o foco foi voltado para a compreensão de como o PPP direciona a construção de práticas inclusivas no âmbito do ensino de Geografia. Os principais resultados apontam, de um lado, que o PPP demonstra o interesse da instituição em efetivar, de forma detalhada, a educação inclusiva e atendimento humanizado ao público-alvo da Educação Especial. Porém, de outro, existe a ausência de planejamento de metodologias específicas voltadas à educação inclusiva na disciplina de Geografia e nas demais disciplinas. No arremate, são apontados alguns possíveis caminhos para melhores práticas inclusivas no contexto de ensino-aprendizagem da ciência geográfica. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60612 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Abelly Vitória Silva da Conceicao.pdf Item embargado até 2026-03-14 | 1,28 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons