Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62053

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves-
dc.contributor.authorFERNANDES, Yngrid Larissa Sales-
dc.date.accessioned2025-03-31T18:54:11Z-
dc.date.available2025-03-31T18:54:11Z-
dc.date.issued2024-10-15-
dc.date.submitted2025-03-27-
dc.identifier.citationFERNANDES, Yngrid Larissa Sales. A Utilização de Jogos de Consciência Fonológica por Professores do Ciclo de Alfabetização em Escola Públicas e Privadaspt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62053-
dc.description.abstractEste estudo analisa a aplicação de jogos de consciência fonológica por professores do ciclo de alfabetização em escolas públicas e privadas, investigando como esses recursos contribuem para o desenvolvimento do Sistema de Escrita Alfabética (SEA). Baseado em estudos de autores como Ferreiro e Teberosky (1999), Morais (2012) e Leal et al. (2020), a pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou questionários aplicados a 20 professores. Os resultados indicam que, embora os jogos sejam considerados eficazes para promover uma aprendizagem lúdica, desafios como a falta de formação continuada, o número elevado de alunos e a escassez de recursos limitam sua aplicação. A pesquisa também observou diferenças no uso dos jogos entre escolas públicas e privadas, refletindo contextos educacionais distintos. Conclui-se que, com formação e suporte adequados, os jogos de consciência fonológica podem ser ferramentas valiosas no processo de alfabetização.pt_BR
dc.format.extent17p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConsciência Fonológicapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectSistema de Escrita Alfabéticapt_BR
dc.subjectJogos Educativos.pt_BR
dc.titleA utilização de jogos de consciência fonológica por professores do ciclo de alfabetização em escolas públicas e privadaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3104162793142346pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7067577040419696pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - YNGRID LARISSA SALES FERNANDES.pdf185,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons