Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62053
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves | - |
dc.contributor.author | FERNANDES, Yngrid Larissa Sales | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-31T18:54:11Z | - |
dc.date.available | 2025-03-31T18:54:11Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-15 | - |
dc.date.submitted | 2025-03-27 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Yngrid Larissa Sales. A Utilização de Jogos de Consciência Fonológica por Professores do Ciclo de Alfabetização em Escola Públicas e Privadas | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62053 | - |
dc.description.abstract | Este estudo analisa a aplicação de jogos de consciência fonológica por professores do ciclo de alfabetização em escolas públicas e privadas, investigando como esses recursos contribuem para o desenvolvimento do Sistema de Escrita Alfabética (SEA). Baseado em estudos de autores como Ferreiro e Teberosky (1999), Morais (2012) e Leal et al. (2020), a pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou questionários aplicados a 20 professores. Os resultados indicam que, embora os jogos sejam considerados eficazes para promover uma aprendizagem lúdica, desafios como a falta de formação continuada, o número elevado de alunos e a escassez de recursos limitam sua aplicação. A pesquisa também observou diferenças no uso dos jogos entre escolas públicas e privadas, refletindo contextos educacionais distintos. Conclui-se que, com formação e suporte adequados, os jogos de consciência fonológica podem ser ferramentas valiosas no processo de alfabetização. | pt_BR |
dc.format.extent | 17p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Consciência Fonológica | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Sistema de Escrita Alfabética | pt_BR |
dc.subject | Jogos Educativos. | pt_BR |
dc.title | A utilização de jogos de consciência fonológica por professores do ciclo de alfabetização em escolas públicas e privadas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/3104162793142346 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7067577040419696 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - YNGRID LARISSA SALES FERNANDES.pdf | 185,16 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons