Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62053
Comparte esta pagina
Título : | A utilização de jogos de consciência fonológica por professores do ciclo de alfabetização em escolas públicas e privadas |
Autor : | FERNANDES, Yngrid Larissa Sales |
Palabras clave : | Consciência Fonológica; Alfabetização; Sistema de Escrita Alfabética; Jogos Educativos. |
Fecha de publicación : | 15-oct-2024 |
Citación : | FERNANDES, Yngrid Larissa Sales. A Utilização de Jogos de Consciência Fonológica por Professores do Ciclo de Alfabetização em Escola Públicas e Privadas |
Resumen : | Este estudo analisa a aplicação de jogos de consciência fonológica por professores do ciclo de alfabetização em escolas públicas e privadas, investigando como esses recursos contribuem para o desenvolvimento do Sistema de Escrita Alfabética (SEA). Baseado em estudos de autores como Ferreiro e Teberosky (1999), Morais (2012) e Leal et al. (2020), a pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou questionários aplicados a 20 professores. Os resultados indicam que, embora os jogos sejam considerados eficazes para promover uma aprendizagem lúdica, desafios como a falta de formação continuada, o número elevado de alunos e a escassez de recursos limitam sua aplicação. A pesquisa também observou diferenças no uso dos jogos entre escolas públicas e privadas, refletindo contextos educacionais distintos. Conclui-se que, com formação e suporte adequados, os jogos de consciência fonológica podem ser ferramentas valiosas no processo de alfabetização. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62053 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - YNGRID LARISSA SALES FERNANDES.pdf | 185,16 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons