Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62053

Share on

Title: A utilização de jogos de consciência fonológica por professores do ciclo de alfabetização em escolas públicas e privadas
Authors: FERNANDES, Yngrid Larissa Sales
Keywords: Consciência Fonológica; Alfabetização; Sistema de Escrita Alfabética; Jogos Educativos.
Issue Date: 15-Oct-2024
Citation: FERNANDES, Yngrid Larissa Sales. A Utilização de Jogos de Consciência Fonológica por Professores do Ciclo de Alfabetização em Escola Públicas e Privadas
Abstract: Este estudo analisa a aplicação de jogos de consciência fonológica por professores do ciclo de alfabetização em escolas públicas e privadas, investigando como esses recursos contribuem para o desenvolvimento do Sistema de Escrita Alfabética (SEA). Baseado em estudos de autores como Ferreiro e Teberosky (1999), Morais (2012) e Leal et al. (2020), a pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou questionários aplicados a 20 professores. Os resultados indicam que, embora os jogos sejam considerados eficazes para promover uma aprendizagem lúdica, desafios como a falta de formação continuada, o número elevado de alunos e a escassez de recursos limitam sua aplicação. A pesquisa também observou diferenças no uso dos jogos entre escolas públicas e privadas, refletindo contextos educacionais distintos. Conclui-se que, com formação e suporte adequados, os jogos de consciência fonológica podem ser ferramentas valiosas no processo de alfabetização.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62053
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - YNGRID LARISSA SALES FERNANDES.pdf185,16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons