Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62053

Compartilhe esta página

Título: A utilização de jogos de consciência fonológica por professores do ciclo de alfabetização em escolas públicas e privadas
Autor(es): FERNANDES, Yngrid Larissa Sales
Palavras-chave: Consciência Fonológica; Alfabetização; Sistema de Escrita Alfabética; Jogos Educativos.
Data do documento: 15-Out-2024
Citação: FERNANDES, Yngrid Larissa Sales. A Utilização de Jogos de Consciência Fonológica por Professores do Ciclo de Alfabetização em Escola Públicas e Privadas
Abstract: Este estudo analisa a aplicação de jogos de consciência fonológica por professores do ciclo de alfabetização em escolas públicas e privadas, investigando como esses recursos contribuem para o desenvolvimento do Sistema de Escrita Alfabética (SEA). Baseado em estudos de autores como Ferreiro e Teberosky (1999), Morais (2012) e Leal et al. (2020), a pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou questionários aplicados a 20 professores. Os resultados indicam que, embora os jogos sejam considerados eficazes para promover uma aprendizagem lúdica, desafios como a falta de formação continuada, o número elevado de alunos e a escassez de recursos limitam sua aplicação. A pesquisa também observou diferenças no uso dos jogos entre escolas públicas e privadas, refletindo contextos educacionais distintos. Conclui-se que, com formação e suporte adequados, os jogos de consciência fonológica podem ser ferramentas valiosas no processo de alfabetização.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62053
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - YNGRID LARISSA SALES FERNANDES.pdf185,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons