Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62111

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPINTO, Maria Benegelania-
dc.contributor.authorSILVA, Izabele Amanda da-
dc.date.accessioned2025-04-03T13:24:15Z-
dc.date.available2025-04-03T13:24:15Z-
dc.date.issued2024-09-30-
dc.date.submitted2025-03-10-
dc.identifier.citationSILVA,Izabele Amanda da. Perspectivas de estudantes do ensino fundamental sobre vacinação em tempos de fakes news. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62111-
dc.description.abstractIntrodução: Após a pandemia de Covid-19, houve um fortalecimento de grupos antivacina que disseminam ideias negacionistas por meio das mídias sociais, desafiando a ciência, especialmente no que diz respeito à segurança e à eficácia das vacinas. Nesse cenário, a escola se destaca como um campo de resistência, combatendo a influência das fake news através do ensino da ciência para crianças e adolescentes. Objetivos: Compreender as perspectivas de estudantes do Ensino Fundamental sobre a importância da vacinação em tempos de desinformação e fake news. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo com abordagem de estudo de caso, realizado por meio de observação participativa e entrevistas com 10 estudantes do ensino fundamental de uma escola municipal no interior de Pernambuco, no período de abril a maio de 2024. Resultados: A análise das entrevistas permitiu a identificação de três categorias temáticas nas falas dos estudantes: reconhecimento da importância da vacinação como medida de prevenção de doenças, adesão dos adolescentes à vacinação e aprendizado sobre vacinas no ambiente escolar. Conclusão: As falas dos estudantes revelam um posicionamento pró-vacina, evidenciando as perspectivas dos adolescentes sobre a importância da vacinação.pt_BR
dc.format.extent21p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectVacinaçãopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titlePerspectivas de estudantes do ensino fundamental sobre vacinação em tempos de fake newspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0744669382341513pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction:After the Covid-19 pandemic, there was a strengthening of anti-vaccine groups that spread denialist ideas through social media, challenging science, especially regarding the safety and effectiveness of vaccines. In this context, schools stand out as a field of resistance, combating the influence of fake news through science education for children and adolescents. Objectives: To understand the perspectives of elementary school students on the importance of vaccination in times of misinformation and fake news. Methods:This is a qualitative study with a case study approach, conducted through participatory observation and interviews with 10 elementary school students from a municipal school in the interior of Pernambuco, from April to May 2024. Results: The analysis of the interviews allowed the identification of three thematic categories in the students' responses: recognition of the importance of vaccination as a preventive measure for diseases, adolescent adherence to vaccination, and learning about vaccines in the school environment. Conclusion: The students' responses reveal a pro-vaccine stance, highlighting the adolescents' perspectives on the importance of vaccination.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Enfermagempt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NE) - Núcleo de Enfermagempt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC- Izabele Amanda da Silva (1).pdf770,55 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons