Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62111
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PINTO, Maria Benegelania | - |
dc.contributor.author | SILVA, Izabele Amanda da | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-03T13:24:15Z | - |
dc.date.available | 2025-04-03T13:24:15Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-30 | - |
dc.date.submitted | 2025-03-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA,Izabele Amanda da. Perspectivas de estudantes do ensino fundamental sobre vacinação em tempos de fakes news. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62111 | - |
dc.description.abstract | Introdução: Após a pandemia de Covid-19, houve um fortalecimento de grupos antivacina que disseminam ideias negacionistas por meio das mídias sociais, desafiando a ciência, especialmente no que diz respeito à segurança e à eficácia das vacinas. Nesse cenário, a escola se destaca como um campo de resistência, combatendo a influência das fake news através do ensino da ciência para crianças e adolescentes. Objetivos: Compreender as perspectivas de estudantes do Ensino Fundamental sobre a importância da vacinação em tempos de desinformação e fake news. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo com abordagem de estudo de caso, realizado por meio de observação participativa e entrevistas com 10 estudantes do ensino fundamental de uma escola municipal no interior de Pernambuco, no período de abril a maio de 2024. Resultados: A análise das entrevistas permitiu a identificação de três categorias temáticas nas falas dos estudantes: reconhecimento da importância da vacinação como medida de prevenção de doenças, adesão dos adolescentes à vacinação e aprendizado sobre vacinas no ambiente escolar. Conclusão: As falas dos estudantes revelam um posicionamento pró-vacina, evidenciando as perspectivas dos adolescentes sobre a importância da vacinação. | pt_BR |
dc.format.extent | 21p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Vacinação | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Perspectivas de estudantes do ensino fundamental sobre vacinação em tempos de fake news | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0744669382341513 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Introduction:After the Covid-19 pandemic, there was a strengthening of anti-vaccine groups that spread denialist ideas through social media, challenging science, especially regarding the safety and effectiveness of vaccines. In this context, schools stand out as a field of resistance, combating the influence of fake news through science education for children and adolescents. Objectives: To understand the perspectives of elementary school students on the importance of vaccination in times of misinformation and fake news. Methods:This is a qualitative study with a case study approach, conducted through participatory observation and interviews with 10 elementary school students from a municipal school in the interior of Pernambuco, from April to May 2024. Results: The analysis of the interviews allowed the identification of three thematic categories in the students' responses: recognition of the importance of vaccination as a preventive measure for diseases, adolescent adherence to vaccination, and learning about vaccines in the school environment. Conclusion: The students' responses reveal a pro-vaccine stance, highlighting the adolescents' perspectives on the importance of vaccination. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NE) - Núcleo de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Enfermagem |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- Izabele Amanda da Silva (1).pdf | 770,55 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons