Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62111
Share on
Title: | Perspectivas de estudantes do ensino fundamental sobre vacinação em tempos de fake news |
Authors: | SILVA, Izabele Amanda da |
Keywords: | Vacinação; Estudantes; Adolescentes; Ensino fundamental |
Issue Date: | 30-Sep-2024 |
Citation: | SILVA,Izabele Amanda da. Perspectivas de estudantes do ensino fundamental sobre vacinação em tempos de fakes news. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024 |
Abstract: | Introdução: Após a pandemia de Covid-19, houve um fortalecimento de grupos antivacina que disseminam ideias negacionistas por meio das mídias sociais, desafiando a ciência, especialmente no que diz respeito à segurança e à eficácia das vacinas. Nesse cenário, a escola se destaca como um campo de resistência, combatendo a influência das fake news através do ensino da ciência para crianças e adolescentes. Objetivos: Compreender as perspectivas de estudantes do Ensino Fundamental sobre a importância da vacinação em tempos de desinformação e fake news. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo com abordagem de estudo de caso, realizado por meio de observação participativa e entrevistas com 10 estudantes do ensino fundamental de uma escola municipal no interior de Pernambuco, no período de abril a maio de 2024. Resultados: A análise das entrevistas permitiu a identificação de três categorias temáticas nas falas dos estudantes: reconhecimento da importância da vacinação como medida de prevenção de doenças, adesão dos adolescentes à vacinação e aprendizado sobre vacinas no ambiente escolar. Conclusão: As falas dos estudantes revelam um posicionamento pró-vacina, evidenciando as perspectivas dos adolescentes sobre a importância da vacinação. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62111 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Enfermagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC- Izabele Amanda da Silva (1).pdf | 770,55 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License