Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62111

Share on

Title: Perspectivas de estudantes do ensino fundamental sobre vacinação em tempos de fake news
Authors: SILVA, Izabele Amanda da
Keywords: Vacinação; Estudantes; Adolescentes; Ensino fundamental
Issue Date: 30-Sep-2024
Citation: SILVA,Izabele Amanda da. Perspectivas de estudantes do ensino fundamental sobre vacinação em tempos de fakes news. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024
Abstract: Introdução: Após a pandemia de Covid-19, houve um fortalecimento de grupos antivacina que disseminam ideias negacionistas por meio das mídias sociais, desafiando a ciência, especialmente no que diz respeito à segurança e à eficácia das vacinas. Nesse cenário, a escola se destaca como um campo de resistência, combatendo a influência das fake news através do ensino da ciência para crianças e adolescentes. Objetivos: Compreender as perspectivas de estudantes do Ensino Fundamental sobre a importância da vacinação em tempos de desinformação e fake news. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo com abordagem de estudo de caso, realizado por meio de observação participativa e entrevistas com 10 estudantes do ensino fundamental de uma escola municipal no interior de Pernambuco, no período de abril a maio de 2024. Resultados: A análise das entrevistas permitiu a identificação de três categorias temáticas nas falas dos estudantes: reconhecimento da importância da vacinação como medida de prevenção de doenças, adesão dos adolescentes à vacinação e aprendizado sobre vacinas no ambiente escolar. Conclusão: As falas dos estudantes revelam um posicionamento pró-vacina, evidenciando as perspectivas dos adolescentes sobre a importância da vacinação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62111
Appears in Collections:(CAV) TCC - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC- Izabele Amanda da Silva (1).pdf770,55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons