Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62111

Comparte esta pagina

Título : Perspectivas de estudantes do ensino fundamental sobre vacinação em tempos de fake news
Autor : SILVA, Izabele Amanda da
Palabras clave : Vacinação; Estudantes; Adolescentes; Ensino fundamental
Fecha de publicación : 30-sep-2024
Citación : SILVA,Izabele Amanda da. Perspectivas de estudantes do ensino fundamental sobre vacinação em tempos de fakes news. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024
Resumen : Introdução: Após a pandemia de Covid-19, houve um fortalecimento de grupos antivacina que disseminam ideias negacionistas por meio das mídias sociais, desafiando a ciência, especialmente no que diz respeito à segurança e à eficácia das vacinas. Nesse cenário, a escola se destaca como um campo de resistência, combatendo a influência das fake news através do ensino da ciência para crianças e adolescentes. Objetivos: Compreender as perspectivas de estudantes do Ensino Fundamental sobre a importância da vacinação em tempos de desinformação e fake news. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo com abordagem de estudo de caso, realizado por meio de observação participativa e entrevistas com 10 estudantes do ensino fundamental de uma escola municipal no interior de Pernambuco, no período de abril a maio de 2024. Resultados: A análise das entrevistas permitiu a identificação de três categorias temáticas nas falas dos estudantes: reconhecimento da importância da vacinação como medida de prevenção de doenças, adesão dos adolescentes à vacinação e aprendizado sobre vacinas no ambiente escolar. Conclusão: As falas dos estudantes revelam um posicionamento pró-vacina, evidenciando as perspectivas dos adolescentes sobre a importância da vacinação.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62111
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC- Izabele Amanda da Silva (1).pdf770,55 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons