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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62948

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Título: Paradigma da gestão democrática na escola: um olhar diante das políticas neoliberais e das relações de poder na rede pública de ensino na cidade de Caruaru.
Autor(es): SILVA, Paloma Monique Bezerra da
Palavras-chave: Gestão democrática; Neoliberalismo; Relações de poder
Data do documento: 10-Abr-2025
Citação: SILVA, Paloma Monique Bezerra da. Paradigma da gestão democrática na escola: um olhar diante das políticas neoliberais e das relações de poder na rede pública de ensino na cidade de Caruaru. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: O presente artigo discute como o paradigma da gestão democrática na escola se manifesta diante das políticas neoliberais e como esta impacta as relações de poder dentro do ambiente escolar. Tendo como objetivo geral compreender o paradigma da gestão democrática na escola, diante das políticas neoliberais e das relações de poder. A pesquisa foi fundamentada por autores como Paro (2008), Luck (2006), Perboni e Oliveira (2021), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de campo, sendo os sujeitos da pesquisa a coordenadora pedagógica, professores e professoras. A partir de Minayo (2002), a abordagem qualitativa possibilita a compreensão do objeto, ao refletir sobre as diferentes perspectivas de gestão, presentes na escola. Como instrumento para coleta de dados, utilizamos a análise documental, a observação e a entrevista semiestruturada. A Análise de Conteúdo, como técnica de análise de dados (Bardin, 1977), permitiu identificar que o campo de pesquisa apresenta uma gestão multifacetada, na qual perpassam diversas linhas de pensamentos, ideologias e perspectivas. A pesquisa mostra o movimento da escola em qualificar o trabalho educativo, sobretudo, em relação à materialização da gestão democrática, que se torna desafio no contexto de demandas da gestão educacional. Notou-se que tais desafios são influenciados pelas correntes neoliberais, que impactam a consolidação da gestão democrática, da justiça social e da aprendizagem significativa dos estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62948
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