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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63036

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Título: Magisterio masculino: obstaculos e estrategias de docentes homens na educação infantil.
Autor(es): MOREIRA, Adam Gabriel de Araujo
Palavras-chave: Gênero; Magistério Masculino; Educação; Educação Infantil
Data do documento: 11-Abr-2025
Citação: MOREIRA, Adam Gabriel de Araujo. Magistério Masculino: obstáculos e estratégias de docentes homens na educação infantil. 2025. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, (Caa-Nfd) - Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: A pesquisa tem como foco as questões de gênero na docência da educação infantil, mas com um foco maior no homem sendo um docente na educação infantil, obstáculos que professores tiveram que ultrapassar para poderem exercer sua profissão, posicionamento dos mesmos para evitarem estigmas ou para ultrapassarem os obstáculos. O objetivo geral: compreender quais são os obstáculos e estratégias que os docentes do gênero masculino têm quando exercem suas atividades profissionais na educação infantil. A pesquisa foi de natureza qualitativo, utilizando a Análise de Conteúdo Temática (ACT) e com a entrevista semiestruturada. Como resultado das análises das entrevistas, a gestão e a comunidade escolar estão com uma maior aceitação sobre professores homens na educação infantil, mesmo com essa aceitação, a escassez de licenciandos homens em pedagogia é notória. Os professores ainda no dia a dia estão sujeitos a situações que devem evitar, mas caso fossem docentes femininas, seriam normais e não mal vistas, como abraços.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63036
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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