Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63036

Share on

Title: Magisterio masculino: obstaculos e estrategias de docentes homens na educação infantil.
Authors: MOREIRA, Adam Gabriel de Araujo
Keywords: Gênero; Magistério Masculino; Educação; Educação Infantil
Issue Date: 11-Apr-2025
Citation: MOREIRA, Adam Gabriel de Araujo. Magistério Masculino: obstáculos e estratégias de docentes homens na educação infantil. 2025. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, (Caa-Nfd) - Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: A pesquisa tem como foco as questões de gênero na docência da educação infantil, mas com um foco maior no homem sendo um docente na educação infantil, obstáculos que professores tiveram que ultrapassar para poderem exercer sua profissão, posicionamento dos mesmos para evitarem estigmas ou para ultrapassarem os obstáculos. O objetivo geral: compreender quais são os obstáculos e estratégias que os docentes do gênero masculino têm quando exercem suas atividades profissionais na educação infantil. A pesquisa foi de natureza qualitativo, utilizando a Análise de Conteúdo Temática (ACT) e com a entrevista semiestruturada. Como resultado das análises das entrevistas, a gestão e a comunidade escolar estão com uma maior aceitação sobre professores homens na educação infantil, mesmo com essa aceitação, a escassez de licenciandos homens em pedagogia é notória. Os professores ainda no dia a dia estão sujeitos a situações que devem evitar, mas caso fossem docentes femininas, seriam normais e não mal vistas, como abraços.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63036
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC ADAM GABRIEL DE ARAUJO MOREIRA.pdf375,26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons