Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63036

Comparte esta pagina

Título : Magisterio masculino: obstaculos e estrategias de docentes homens na educação infantil.
Autor : MOREIRA, Adam Gabriel de Araujo
Palabras clave : Gênero; Magistério Masculino; Educação; Educação Infantil
Fecha de publicación : 11-abr-2025
Citación : MOREIRA, Adam Gabriel de Araujo. Magistério Masculino: obstáculos e estratégias de docentes homens na educação infantil. 2025. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, (Caa-Nfd) - Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : A pesquisa tem como foco as questões de gênero na docência da educação infantil, mas com um foco maior no homem sendo um docente na educação infantil, obstáculos que professores tiveram que ultrapassar para poderem exercer sua profissão, posicionamento dos mesmos para evitarem estigmas ou para ultrapassarem os obstáculos. O objetivo geral: compreender quais são os obstáculos e estratégias que os docentes do gênero masculino têm quando exercem suas atividades profissionais na educação infantil. A pesquisa foi de natureza qualitativo, utilizando a Análise de Conteúdo Temática (ACT) e com a entrevista semiestruturada. Como resultado das análises das entrevistas, a gestão e a comunidade escolar estão com uma maior aceitação sobre professores homens na educação infantil, mesmo com essa aceitação, a escassez de licenciandos homens em pedagogia é notória. Os professores ainda no dia a dia estão sujeitos a situações que devem evitar, mas caso fossem docentes femininas, seriam normais e não mal vistas, como abraços.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63036
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC ADAM GABRIEL DE ARAUJO MOREIRA.pdf375,26 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons