Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63311

Share on

Title: O PAPEL DA PRÁTICA DE CONJUNTO NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM MÚSICA
Authors: SILVA, LINALDO LIMA DA
Keywords: Prática em Conjunto; Projeto Pedagógico; Currículo de Música; Música em Nível Superior; Perfil do Egresso
Issue Date: 21-Oct-2024
Citation: SILVA, Linaldo Lima da. O PAPEL DA PRÁTICA DE CONJUNTO NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM MÚSICA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Música - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O trabalho traz como tema principal o papel das disciplinas de Práticas em Conjunto (PC) nos cursos de licenciatura em música, analisando sua relevância na formação dos futuros educadores musicais. Essas práticas envolvem não apenas o desenvolvimento técnico, mas também habilidades cognitivas, afetivas e sociais, essenciais para a atuação no mercado musical e entre profissionais da área. O trabalho consiste em examinar, em 10 projetos pedagógicos de instituições de nível superior do nordeste brasileiro, como as práticas em conjunto são estruturadas e qual sua carga horária em comparação com a carga total do curso. A partir disso comparamos essas informações com o perfil do egresso pretendido pelos cursos. Por fim, o trabalho reflete sobre as adaptações dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) frente às mudanças legais e sobre os resultados obtidos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63311
Appears in Collections:(TCC) - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Linaldo Lima da Silva.pdf927,77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons