Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63404

Compartilhe esta página

Título: O uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem de estudantes com TEA
Autor(es): NASCIMENTO, Vitor José da Silva
Palavras-chave: Educação inclusiva; Metodologias ativas; Transtorno do Espectro Autista
Data do documento: 10-Abr-2025
Citação: NASCIMENTO, Vitor José da Silva. O uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem de estudantes com TEA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A educação inclusiva no Brasil tem avançado com a implementação de políticas públicas, como a Lei Berenice Piana (Lei nº 12.764/2012), que garante direitos educacionais a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No entanto, a falta de formação docente e de metodologias adaptadas ainda representa um desafio para a efetiva inclusão desses estudantes, especialmente no ensino de Geografia. Diante disso, este estudo tem como objetivo propor uma metodologia ativa, baseada na gamificação, para o ensino de Geografia a alunos com TEA, visando facilitar a compreensão dos espaços rural e urbano. A metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica e propositiva, com revisão teórica sobre TEA, educação inclusiva e metodologias ativas, seguida da elaboração de um jogo didático, o "Desvendando os Espaços". Os resultados indicam que o jogo, estruturado em etapas de montagem de quebra- cabeças e associação de ícones a cenários, promove a participação ativa, a autonomia e a aprendizagem significativa, alinhando-se às habilidades da BNCC. Conclui-se que a proposta apresenta potencial para contribuir com a educação inclusiva, sugerindo-se sua aplicação em sala de aula e avaliação de resultados práticos em estudos futuros.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63404
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOC-20250520-WA0062..pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons