Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63828

Comparte esta pagina

Título : Explorando estratégias lúdicas nos anos iniciais: efeito sobre a aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Autor : NEVES, Vitória Regina Pedroza
Palabras clave : Transtorno do Espectro Autista (TEA); Estratégias Lúdicas; Educação Inclusiva; Desenvolvimento Infantil
Fecha de publicación : 4-oct-2024
Citación : NEVES, Vitória Regina Pedroza. Explorando estratégias lúdicas nos anos iniciais: Efeito sobre a aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Este artigo teve como objetivo investigar as estratégias lúdicas adotadas por uma professora do 2º ano do Ensino Fundamental I no processo de aprendizagem de crianças com autismo. A pesquisa buscou compreender de que maneira essas estratégias podem favorecer o desenvolvimento dos alunos, bem como identificar os principais desafios enfrentados na integração da ludicidade à prática pedagógica. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com base em dez observações registradas em diário de campo e em uma entrevista semiestruturada, gravada e posteriormente transcrita. A análise dos dados evidenciou que determinadas estratégias lúdicas apresentam potencial para contribuir com o processo de aprendizagem de crianças com autismo; contudo, sua implementação em sala de aula mostrou-se limitada em razão das dificuldades enfrentadas pela professora.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63828
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Explorando estratégias lúdicas - corrigido 02.05.2025.pdf199,54 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Termo_de_Autorizacao_do_ATTENA_assinado (1).pdfTermo de autorização83,73 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons