Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64152

Comparte esta pagina

Título : Peso não, tonelada! : relações entre o brega e o ensino de história
Autor : SILVA NETO, Frederico Vitoria da
Palabras clave : Ensino de História; Movimento Brega; Património
Fecha de publicación : 25-oct-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA NETO, Frederico Vitoria da. Peso não, tonelada! : relações entre o brega e o ensino de história. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Numa educação multicultural, compreender as diversas expressões da cultura de um povo evidencia um momento em que determinados traços culturais até então marginalizados são reconhecidos pelo poder do Estado. Dessa forma, a música brega, caracterizada pela sociedade como uma expressão artística de baixo valor (estético/moral), mesmo sendo recentemente patrimonializada pela Lei no 16.044/2017, no estado de Pernambuco e depois reconhecido como Movimento Brega, pela Prefeitura do Recife (Lei no 18.807/2021), possui grande alcance entre os jovens nas redes sociais (TikTok, Instagram, Facebook), mas há tensões quando se trata de utilizá-la dentro do ambiente escolar. Sob a ótica do pensamento de Dominique Julia sobre a cultura escolar como objeto histórico, o objetivo geral da dissertação consistirá em analisar a importância do Movimento Brega e seus usos para o ensino de história, fomentando o debate com professores sobre a construção do patrimônio cultural, mapeando as práticas pedagógicas dos professores da rede estadual de ensino que utilizam o brega como recurso didático, analisando o brega pernambucano e o seu processo de reconhecimento pelo estado de Pernambuco, como Patrimônio Cultural, e pela Prefeitura do Recife, como Expressão Cultural. O produto desenvolvido será uma sequência didática que utiliza o brega como ferramenta pedagógica para o ensino de História e educação patrimonial.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64152
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Frederico Vitoria da Silva Neto.PDF97,79 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons