Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64152

Compartilhe esta página

Título: Peso não, tonelada! : relações entre o brega e o ensino de história
Autor(es): SILVA NETO, Frederico Vitoria da
Palavras-chave: Ensino de História; Movimento Brega; Património
Data do documento: 25-Out-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA NETO, Frederico Vitoria da. Peso não, tonelada! : relações entre o brega e o ensino de história. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Numa educação multicultural, compreender as diversas expressões da cultura de um povo evidencia um momento em que determinados traços culturais até então marginalizados são reconhecidos pelo poder do Estado. Dessa forma, a música brega, caracterizada pela sociedade como uma expressão artística de baixo valor (estético/moral), mesmo sendo recentemente patrimonializada pela Lei no 16.044/2017, no estado de Pernambuco e depois reconhecido como Movimento Brega, pela Prefeitura do Recife (Lei no 18.807/2021), possui grande alcance entre os jovens nas redes sociais (TikTok, Instagram, Facebook), mas há tensões quando se trata de utilizá-la dentro do ambiente escolar. Sob a ótica do pensamento de Dominique Julia sobre a cultura escolar como objeto histórico, o objetivo geral da dissertação consistirá em analisar a importância do Movimento Brega e seus usos para o ensino de história, fomentando o debate com professores sobre a construção do patrimônio cultural, mapeando as práticas pedagógicas dos professores da rede estadual de ensino que utilizam o brega como recurso didático, analisando o brega pernambucano e o seu processo de reconhecimento pelo estado de Pernambuco, como Patrimônio Cultural, e pela Prefeitura do Recife, como Expressão Cultural. O produto desenvolvido será uma sequência didática que utiliza o brega como ferramenta pedagógica para o ensino de História e educação patrimonial.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64152
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Frederico Vitoria da Silva Neto.PDF97,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons