Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64153

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Paulo Julião da-
dc.contributor.authorVELOSO, Greicy Kelly Silva-
dc.date.accessioned2025-07-07T19:36:33Z-
dc.date.available2025-07-07T19:36:33Z-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.identifier.citationVELOSO, Greicy Kelly Silva. Do Brasil Colônia à BNCC : diálogos entre o ensino de história e o ensino religioso em perspectiva histórica e curricular. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64153-
dc.description.abstractEste trabalho intitulado: “Do Brasil Colônia à BNCC: Diálogos Entre O Ensino de História e o Ensino Religioso em Perspectiva Histórica e Curricular” está vinculado à linha de pesquisa de Saberes Históricos no Espaço Escolar , no núcleo da Universidade Federal de Pernambuco - PE, do Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA. Este trabalho aborda a trajetória histórica e legal do Ensino Religioso e do Ensino de História no Brasil, analisando suas transformações desde o período colonial até os dias atuais. Na primeira parte, são discutidas as mudanças nas práticas educacionais ao longo de diferentes períodos históricos, como o Brasil Colônia, o Império, a Primeira República, a Era Vargas, a Ditadura Militar e o período pós-redemocratização, destacando as relações entre as disciplinas de Ensino Religioso e História. A segunda parte explora o embasamento jurídico e curricular dessas áreas, com ênfase na Constituição de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de uma análise específica do currículo pernambucano. Por fim, apresenta-se um produto pedagógico prático: um manual para professores de História do Ensino Fundamental II que aborda diversas tradições religiosas, como Cristianismo, Islamismo, Judaísmo, Hinduísmo, Budismo, Umbanda, Candomblé, Espiritismo e religiões indígenas brasileiras. O manual também sugere temas transversais para discussão, promovendo um ensino plural e crítico. As considerações finais destacam a importância de integrar as disciplinas de forma reflexiva, respeitando a diversidade cultural e religiosa do país.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subjectLei de Diretrizes e Bases (LDB)pt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionais (PCN)pt_BR
dc.titleDo Brasil Colônia à BNCC : diálogos entre o ensino de história e o ensino religioso em perspectiva histórica e curricularpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2607691341199327pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5895962434614480pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThe study titled "From Colonial Brazil to the BNCC: Dialogues Between History Teaching and Religious Education in a Historical and Curricular Perspective" is linked to the research line Historical Knowledge in the School Space within the Master’s Program in History Teaching (PROFHISTÓRIA) at the Federal University of Pernambuco, Brazil. This work examines the historical and legal trajectory of Religious Education and History teaching in Brazil, analyzing their transformations from the colonial period to the present day. The first section discusses changes in educational practices across key historical periods, such as Colonial Brazil, the Empire, the First Republic, the Vargas Era, the Military Dictatorship, and the post-democratization period, highlighting the interconnections between Religious Education and History disciplines. The second section explores the legal and curricular framework of these areas, focusing on the 1988 Constitution, the Law of Guidelines and Bases (LDB), the National Curriculum Parameters (PCN), and the National Common Curricular Base (BNCC), along with a detailed analysis of Pernambuco’s curriculum. Finally, the study presents a practical pedagogical product: a manual for middle school History teachers that addresses various religious traditions, including Christianity, Islam, Judaism, Hinduism, Buddhism, Umbanda, Candomblé, Spiritism, and Indigenous Brazilian religions. The manual also proposes cross-disciplinary themes for group discussions, fostering pluralistic and critical teaching approaches. The concluding remarks emphasize the significance of integrating these disciplines in a reflective manner, respecting Brazil’s cultural and religious diversity.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Greicy Kelly Silva Veloso.PDF2,65 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons