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Título : Do Brasil Colônia à BNCC : diálogos entre o ensino de história e o ensino religioso em perspectiva histórica e curricular
Autor : VELOSO, Greicy Kelly Silva
Palabras clave : Ensino de história; Ensino religioso; Currículo; Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Lei de Diretrizes e Bases (LDB); Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
Fecha de publicación : 16-dic-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : VELOSO, Greicy Kelly Silva. Do Brasil Colônia à BNCC : diálogos entre o ensino de história e o ensino religioso em perspectiva histórica e curricular. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Este trabalho intitulado: “Do Brasil Colônia à BNCC: Diálogos Entre O Ensino de História e o Ensino Religioso em Perspectiva Histórica e Curricular” está vinculado à linha de pesquisa de Saberes Históricos no Espaço Escolar , no núcleo da Universidade Federal de Pernambuco - PE, do Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA. Este trabalho aborda a trajetória histórica e legal do Ensino Religioso e do Ensino de História no Brasil, analisando suas transformações desde o período colonial até os dias atuais. Na primeira parte, são discutidas as mudanças nas práticas educacionais ao longo de diferentes períodos históricos, como o Brasil Colônia, o Império, a Primeira República, a Era Vargas, a Ditadura Militar e o período pós-redemocratização, destacando as relações entre as disciplinas de Ensino Religioso e História. A segunda parte explora o embasamento jurídico e curricular dessas áreas, com ênfase na Constituição de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de uma análise específica do currículo pernambucano. Por fim, apresenta-se um produto pedagógico prático: um manual para professores de História do Ensino Fundamental II que aborda diversas tradições religiosas, como Cristianismo, Islamismo, Judaísmo, Hinduísmo, Budismo, Umbanda, Candomblé, Espiritismo e religiões indígenas brasileiras. O manual também sugere temas transversais para discussão, promovendo um ensino plural e crítico. As considerações finais destacam a importância de integrar as disciplinas de forma reflexiva, respeitando a diversidade cultural e religiosa do país.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64153
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

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