Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64153
Share on
Title: | Do Brasil Colônia à BNCC : diálogos entre o ensino de história e o ensino religioso em perspectiva histórica e curricular |
Authors: | VELOSO, Greicy Kelly Silva |
Keywords: | Ensino de história; Ensino religioso; Currículo; Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Lei de Diretrizes e Bases (LDB); Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) |
Issue Date: | 16-Dec-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | VELOSO, Greicy Kelly Silva. Do Brasil Colônia à BNCC : diálogos entre o ensino de história e o ensino religioso em perspectiva histórica e curricular. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este trabalho intitulado: “Do Brasil Colônia à BNCC: Diálogos Entre O Ensino de História e o Ensino Religioso em Perspectiva Histórica e Curricular” está vinculado à linha de pesquisa de Saberes Históricos no Espaço Escolar , no núcleo da Universidade Federal de Pernambuco - PE, do Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA. Este trabalho aborda a trajetória histórica e legal do Ensino Religioso e do Ensino de História no Brasil, analisando suas transformações desde o período colonial até os dias atuais. Na primeira parte, são discutidas as mudanças nas práticas educacionais ao longo de diferentes períodos históricos, como o Brasil Colônia, o Império, a Primeira República, a Era Vargas, a Ditadura Militar e o período pós-redemocratização, destacando as relações entre as disciplinas de Ensino Religioso e História. A segunda parte explora o embasamento jurídico e curricular dessas áreas, com ênfase na Constituição de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de uma análise específica do currículo pernambucano. Por fim, apresenta-se um produto pedagógico prático: um manual para professores de História do Ensino Fundamental II que aborda diversas tradições religiosas, como Cristianismo, Islamismo, Judaísmo, Hinduísmo, Budismo, Umbanda, Candomblé, Espiritismo e religiões indígenas brasileiras. O manual também sugere temas transversais para discussão, promovendo um ensino plural e crítico. As considerações finais destacam a importância de integrar as disciplinas de forma reflexiva, respeitando a diversidade cultural e religiosa do país. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64153 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Greicy Kelly Silva Veloso.PDF | 2,65 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License