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Título : Análise acoplada hidromecânica da construção de um aterro sobre solo mole na região metropolitana do Recife (PE)
Autor : NORBERTO, Alison de Souza
Palabras clave : Monitoramento; Retroanalise; Fissuras de tração; Fator de segurança; Simulações numéricas; Urbanização
Fecha de publicación : 2-abr-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : NORBERTO, Alison de Souza. Análise acoplada hidromecânica da construção de um aterro sobre solo mole na região metropolitana do Recife (PE). 2025. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : A análise acoplada hidromecânica é fundamental para avaliar o desempenho de aterros sobre solos moles, onde a interação entre deformações e dissipação de poropressões afeta diretamente a estabilidade e os recalques. Além disso, a formação de fissuras de tração pode reduzir a resistência ao cisalhamento a zero, diminuindo o fator de segurança (FS) e favorecendo a ruptura. Neste contexto, foi desenvolvido um estudo de caso em um aterro construído sobre solo mole em Jaboatão dos Guararapes (PE), que sofreu uma ruptura durante a construção e apresentou fissuras no platô. Após 3 anos e 6 meses, as obras foram retomadas, com novos registros de deslocamentos e fissuras. Foram realizados ensaios de campo (SPT), instalação de piezômetros, coleta de amostras e ensaios laboratoriais (caracterização física, adensamento e triaxiais) para definição do perfil geológico-geotécnico e parâmetros dos materiais. Também foram conduzidas simulações numéricas 2D e 3D com o Método dos Elementos Finitos (MEF) e do Equilíbrio Limite (MEL), incluindo deslocamentos e poropressões. As análises consideraram a presença de fissuras de tração. Identificou-se uma camada espessa de solo muito mole entre 3 e 12 m de profundidade, composta por areias siltosas e argilas com alta umidade. Os valores de Cc variaram entre 0,07 e 3,25; e₀ entre 0,45 e 8,7; coesão não drenada entre 12 e 77 kPa; e ângulo de atrito entre 1 e 21°, compatíveis com os solos moles da RMR. Nas retroanálises, o FS variou entre 1,03 e 1,09, com o menor valor (1,03) associado ao cenário com fissuras. A comparação com imagens de satélite e dados de campo confirmou a coerência dos resultados, demonstrando a eficácia da metodologia adotada para retroanálise e modelagem hidromecânica. As conclusões do estudo contribuem para enfrentar os desafios da ocupação urbana em áreas com solos moles.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64444
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Engenharia Civil

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