Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64719

Compartilhe esta página

Título: Documentos em braille e documentos digitais acessíveis: convergências e divergências no desenvolvimento de coleções inclusivas na Universidade Federal de Pernambuco
Autor(es): TAVARES, Karyna da Rocha
Palavras-chave: Acessibilidade informacional; Documento em braille; Documento digital acessível; Coleções acessíveis; Pessoa com deficiência visual
Data do documento: 23-Mai-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: TAVARES, Karyna da Rocha. Documentos em braille e documentos digitais acessíveis: convergências e divergências no desenvolvimento de coleções inclusivas na Universidade Federal de Pernambuco. 2025. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Esta pesquisa investiga as convergências e divergências entre documentos em braille e documentos digitais acessíveis no contexto da construção de coleções inclusivas na Universidade Federal de Pernambuco. Teve como objetivo geral descrever as formas de produção, organização e disponibilização desses documentos voltados a pessoas com deficiência visual, observando as estratégias adotadas pela instituição para garantir o acesso à informação e a permanência dos discentes no ensino superior. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem qualiquantitativa, fundamentando-se em revisão da literatura, pesquisa bibliográfica e documental. Como resultados trabalhou-se a caracterização das duas tipologias documentais; identificou-se as diretrizes de produção, gestão e disponibilização dos documentos; análise comparativa das vantagens e limitações das duas tipologias documentais e o crescimento da coleção de livros em braille e documentos digitais acessíveis da UFPE. Conclui que, apesar das duas tipologias documentais apresentarem especificidades e utilizarem suportes, tecnologias e modos de leitura distintos, ambas convergem para garantir o direito à informação, à educação e à participação social das pessoas com deficiência visual.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64719
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Karyna da Rocha Tavares.pdf3,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons