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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64751
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Título : | Rota das revoluções 1817 e 1824 : um passeio histórico e sentimental pelos monumentos, ruas e praças do centro do recife |
Autor : | VIANA, Luciana Xavier |
Palabras clave : | Ensino de história; Educação patrimonial; Revoluções pernambucanas; Roteiros urbanos; Recife |
Fecha de publicación : | 21-may-2025 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | VIANA, Luciana Xavier. Rota das revoluções 1817 e 1824 : um passeio histórico e sentimental pelos monumentos, ruas e praças do centro do recife. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025 |
Resumen : | Este trabalho presta-se a apresentar roteiros aos monumentos históricos, igrejas, praças, lugares e espaços em Recife onde os principais acontecimentos que estão relatados no Currículo de Pernambuco direcionados aos conteúdos abordados no segundo ano do ensino médio possam ser conhecidos e frequentados por estudantes de escolas públicas, uma vez que, em sua grande maioria, têm esses locais como espaços desconhecidos em nossa cidade. Utilizaremos para isto os conceitos de Lugares de Memória de Pierre Nora, de Memória de Michel Pollak, de Patrimônio Cultural de José Reginaldo Santos Gonçalves, as vivências da Educação Patrimonial de Átila Tolentino, Carmem Gil, da Didática da História com autores como Borries von Bodo, Klauss Bergmann e Jörn Rüsen e do Ensino de História com Professora Flávia Caimi, dentre outros. Evidenciaremos esses lugares buscando trabalhar com a Educação Patrimonial para propiciar uma memória afetiva para os educandos, direcionando-os a uma cidadania cultural, onde o direito à memória esteja presente e vinculado à necessidade de preservação destes locais, identificando sua importância enquanto patrimônio cultural, estando tombado como patrimônio histórico ou na possibilidade de um dia ser. O espaço urbano pode ser um espaço escolar, desde que possamos direcionar o olhar de forma crítica para questionarmos cada canto, cada construção e cada ocupação da cidade. Apresentaremos como produto final um roteiro de aula de campo para os locais onde ocorreram a Insurreição Pernambucana de 1817 e a Confederação do Equador de 1824 com as Cartas de Orientação e folheto explicativo direcionados para esta finalidade. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64751 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
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