Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64838

Share on

Title: A escolha do campo de atuação de estudantes homens no Curso de Pedagogia da UFPE: um olhar para a construção da identidade docente frente à Educação Infantil
Authors: CORREIA, Danilo Cardoso
Keywords: Identidade profissional docente; Gênero; Educação Infantil
Issue Date: 21-Oct-2024
Citation: CORREIA, Danilo Cardoso. A escolha do campo de atuação de estudantes homens no Curso de Pedagogia da UFPE: um olhar para a construção da identidade docente frente à Educação Infantil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A presente pesquisa propõe compreender como tem se constituído a identidade profissional de estudantes homens do curso de Pedagogia frente à educação infantil. O estudo promove reflexões acerca das influências do gênero nas construções identitárias profissionais, dialogando com as diversas representações que cercam as escolhas no campo laboral. Com ênfase na abordagem qualitativa, foram entrevistados 6 estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, entre o 8º e 10º período. Os dados coletados foram analisados a partir da análise temática de Bardin (1979) e indicaram que apesar de haver desconstruções nas identidades individuais, ainda existem estigmas sociais associados à figura masculina na Educação Infantil, provocando receios quanto a essa escolha profissional por parte dos futuros pedagogos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64838
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC II_Danilo Cardoso Correia.pdf310,2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons