Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64838

Compartilhe esta página

Título: A escolha do campo de atuação de estudantes homens no Curso de Pedagogia da UFPE: um olhar para a construção da identidade docente frente à Educação Infantil
Autor(es): CORREIA, Danilo Cardoso
Palavras-chave: Identidade profissional docente; Gênero; Educação Infantil
Data do documento: 21-Out-2024
Citação: CORREIA, Danilo Cardoso. A escolha do campo de atuação de estudantes homens no Curso de Pedagogia da UFPE: um olhar para a construção da identidade docente frente à Educação Infantil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A presente pesquisa propõe compreender como tem se constituído a identidade profissional de estudantes homens do curso de Pedagogia frente à educação infantil. O estudo promove reflexões acerca das influências do gênero nas construções identitárias profissionais, dialogando com as diversas representações que cercam as escolhas no campo laboral. Com ênfase na abordagem qualitativa, foram entrevistados 6 estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, entre o 8º e 10º período. Os dados coletados foram analisados a partir da análise temática de Bardin (1979) e indicaram que apesar de haver desconstruções nas identidades individuais, ainda existem estigmas sociais associados à figura masculina na Educação Infantil, provocando receios quanto a essa escolha profissional por parte dos futuros pedagogos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64838
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC II_Danilo Cardoso Correia.pdf310,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons