Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65006

Comparte esta pagina

Título : A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DO SONO PARA O DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.
Autor : SILVA, ÉRIKA BÁRBARA SOARES DA
Palabras clave : Desempenho escolar; Crianças; Qualidade do sono; Sono.
Fecha de publicación : 2-abr-2025
Citación : SILVA, Érika Bárbara Soares da. A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DO SONO PARA O DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2025. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : O objetivo desta revisão sistemática é analisar a relação entre a qualidade do sono e o desempenho escolar em crianças. Para isso, foi realizada uma busca sistemática na base de dados PubMed, utilizando um filtro de 10 anos para selecionar os artigos relevantes. Após uma análise dos resultados, foram escolhidos 10 estudos que compõem a base de dados desta pesquisa. Os achados indicam que a falta de sono, a sonolência diurna, horários desregulados para dormir, a falta de apoio dos pais e o uso excessivo de telas são fatores que contribuem negativamente para a qualidade do sono. Esses elementos impactam diretamente no desempenho escolar, uma vez que afetam a atenção e o foco das crianças durante o dia. Além disso, os resultados ressaltam a importância de hábitos saudáveis de sono, como horários regulares e a limitação do uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir. Implicações práticas sugerem que intervenções voltadas para a educação sobre higiene do sono, tanto para pais quanto para educadores, podem melhorar o desempenho escolar e o bem-estar das crianças.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65006
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC ERIKA BARBARA SOARES DA SILVA.pdf518,97 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons