Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65045

Compartilhe esta página

Título: Mediação de leitura como ferramenta terapêutica - Biblioterapia: estudo de caso com crianças hospitalizadas
Autor(es): Viana, Emilly Vitória Lopes
Palavras-chave: Biblioterapia; Mediação de leitura; Crianças hospitalizadas; Bem-estar infantil; Leitura terapêutica
Data do documento: 5-Ago-2025
Citação: Viana, Emilly Vitória Lopes. Mediação de leitura como ferramenta terapêutica - Biblioterapia: estudo de caso com crianças hospitalizadas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente trabalho tem como tema a mediação de leitura como ferramenta terapêutica, com foco na biblioterapia aplicada a crianças hospitalizadas. O objetivo é analisar a prática da biblioterapia nesse contexto, evidenciando os benefícios proporcionados ao bem-estar infantil. Para isso, buscou-se investigar os fundamentos teóricos e metodológicos da biblioterapia em ambientes hospitalares infantis; realizou-se intervenções na ala pediátrica de um hospital público; e examinou-se os impactos da leitura mediada como recurso complementar ao tratamento clínico. A pesquisa justifica-se pela escassez de estudos sobre o tema e pela relevância de promover estímulos criativos e imaginativos às crianças em situação de internação. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, com base em revisão bibliográfica e estudo de caso. As intervenções realizadas demonstraram que a mediação de leitura com fins terapêuticos contribui significativamente para o desenvolvimento emocional e o bem-estar das crianças hospitalizadas. Os resultados obtidos indicam que a biblioterapia, quando conduzida por profissionais capacitados, pode complementar os cuidados médicos, ressaltando a importância da atuação do bibliotecário como mediador e agente terapêutico. Conclui que investir em programas de formação para biblioterapeutas é fundamental para ampliar a presença dessa prática em ambientes de saúde.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65045
Aparece nas coleções:TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Emilly Vitória Lopes Viana.pdf756,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons