Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65045
Compartilhe esta página
Título: | Mediação de leitura como ferramenta terapêutica - Biblioterapia: estudo de caso com crianças hospitalizadas |
Autor(es): | Viana, Emilly Vitória Lopes |
Palavras-chave: | Biblioterapia; Mediação de leitura; Crianças hospitalizadas; Bem-estar infantil; Leitura terapêutica |
Data do documento: | 5-Ago-2025 |
Citação: | Viana, Emilly Vitória Lopes. Mediação de leitura como ferramenta terapêutica - Biblioterapia: estudo de caso com crianças hospitalizadas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O presente trabalho tem como tema a mediação de leitura como ferramenta terapêutica, com foco na biblioterapia aplicada a crianças hospitalizadas. O objetivo é analisar a prática da biblioterapia nesse contexto, evidenciando os benefícios proporcionados ao bem-estar infantil. Para isso, buscou-se investigar os fundamentos teóricos e metodológicos da biblioterapia em ambientes hospitalares infantis; realizou-se intervenções na ala pediátrica de um hospital público; e examinou-se os impactos da leitura mediada como recurso complementar ao tratamento clínico. A pesquisa justifica-se pela escassez de estudos sobre o tema e pela relevância de promover estímulos criativos e imaginativos às crianças em situação de internação. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, com base em revisão bibliográfica e estudo de caso. As intervenções realizadas demonstraram que a mediação de leitura com fins terapêuticos contribui significativamente para o desenvolvimento emocional e o bem-estar das crianças hospitalizadas. Os resultados obtidos indicam que a biblioterapia, quando conduzida por profissionais capacitados, pode complementar os cuidados médicos, ressaltando a importância da atuação do bibliotecário como mediador e agente terapêutico. Conclui que investir em programas de formação para biblioterapeutas é fundamental para ampliar a presença dessa prática em ambientes de saúde. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65045 |
Aparece nas coleções: | TCC - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- Emilly Vitória Lopes Viana.pdf | 756,88 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons