Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65394

Share on

Title: ARQUITETURA CORPORATIVA DE PLANTA ABERTA: UM ESTUDO DE CASO À LUZ DA METODOLOGIA ERGONÔMICA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO (MEAC) EM UM ESCRITÓRIO, EM RECIFE - PE
Authors: Vieira, Gabriela de Medeiros
Keywords: arquitetura corporativa; ambiente de trabalho; ergonomia; MEAC; percepção espacial; escritório
Issue Date: 11-Apr-2025
Citation: Vieira, Gabriela de Medeiros. Arquitetura corporativa de planta aberta: um estudo de caso à luz da metodologia ergonômica do ambiente construído (MEAC) em um escritório em Recife - PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Com o passar dos anos, observou-se que as características arquitetônicas dos edifícios corporativos começaram a se transformar. As plantas, muitas vezes fragmentadas, começaram a dar lugar aos ambientes fluidos, as chamadas plantas abertas. Embora a redução das divisões de ordem física tenha o intuito de melhorar a integração, a colaboração e a flexibilização entre os usuários, esse modelo tem sido objeto de críticas. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa consiste em avaliar o impacto do ambiente construído nas pessoas por meio do estudo de caso em um escritório localizado na cidade do Recife, em Pernambuco. Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se a Metodologia Ergonômica do Ambiente Construído (MEAC). Por meio do presente estudo, foi possível determinar que a utilização do modelo de escritórios de planta aberta não satisfaz os requisitos de ergonomia e conforto ambiental em sua plenitude, sendo possível destacar falhas na acústica, iluminação e layout de ambientes, as quais são incompatíveis com as propostas desejadas na idealização de escritórios e ambientes corporativos não convencionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65394
Appears in Collections:(TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Gabriela de Medeiros Vieira.pdf4,42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons