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Título: Geografia também é azul : o uso de materiais didáticos sensoriais no ensino da geografia para alunos com transtorno do espectro autista dos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): REGES, Elaine da Silva
Palavras-chave: Autismo; Cartografia; Ensino; Geografia; Metodologia
Data do documento: 8-Jul-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: REGES, Elaine da Silva. Geografia também é azul : o uso de materiais didáticos sensoriais no ensino da geografia para alunos com transtorno do espectro autista dos anos finais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Ensino de Geografia em Rede) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025
Abstract: A Geografia é uma ciência com características próprias e, quando sua análise é central no processo de ensino e aprendizagem, estimula o aluno a pensar espacialmente. Isso contribui para o desenvolvimento do raciocínio geográfico e para a construção do conhecimento sobre o espaço vivido, a realidade social e a materialidade do espaço geográfico. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de Geografia, por meio da criação de materiais didáticos sensoriais com cores, texturas e formas, como apoio à abordagem de conceitos geográficos, à luz da Cartografia Escolar, nos anos finais do ensino fundamental. Alunos com TEA geralmente enfrentam dificuldades com abstração e interpretação, o que compromete a aprendizagem de conteúdos geográficos e cartográficos. Mesmo com adaptações e apoio educacional, tais desafios persistem. Diante disso, é fundamental repensar as metodologias no ensino de Geografia, promovendo uma aprendizagem mais inclusiva, centrada no desenvolvimento das potencialidades dos estudantes. A alfabetização cartográfica mostra-se essencial nesse processo. Considerando as especificidades cognitivas dos alunos com TEA, a Cartografia Escolar, entendida como linguagem, pode favorecer o desenvolvimento de habilidades cognitivas, estimulando a criatividade, a comunicação e a autonomia desses alunos.
Descrição: .
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65631
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional em Geografia

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