Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65646

Comparte esta pagina

Título : Aproveitamento da casca e albedo do maracuá-amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa.) para produção de farinha e elaboração de bolo de chocolate tipo cupcake
Autor : SALES, Alex Melo de
Palabras clave : Resíduos agroindustriais; Desperdício alimentar; Aproveitamento integral dos alimentos; Pectina
Fecha de publicación : 15-ago-2025
Citación : SALES, Alex Melo de. Aproveitamento da casca e albedo do maracujá amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa.) para produção de farinha e elaboração de bolo de chocolate tipo cupcake.2025. 50 f. TCC (Graduação em Nutrição) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Resumen : O maracujá, especialmente suas espécies nativas do Brasil, apresenta produção crescente, porém cerca de 60% da fruta, principalmente a casca, é descartada na indústria. A casca do maracujá, rica em nutrientes como niacina, ferro e cálcio, pode ser transformada em farinha, a qual apresenta benefícios na redução dos níveis glicêmicos e do colesterol, além de promover saciedade. O objetivo deste estudo foi avaliar a viabilidade do aproveitamento da casca e do albedo do maracujá-amarelo na produção de farinha e sua aplicação como forma de reduzir o desperdício e agregar valor nutricional ao produto final. Para isso, foi realizada a substituição parcial da farinha de trigo por farinha de maracujá em bolos de chocolate tipo cupcake (F2 e F3), o que resultou em aumento significativo do teor de fibras — chegando a 9,07% na formulação com 60% de farinha de maracujá (F3) — qualificando o alimento como de alto teor de fibras conforme as diretrizes da ANVISA. Além disso, observou-se tendência de redução nos lipídios e no valor energético, atribuída ao baixo conteúdo de carboidratos digeríveis da farinha, e um aumento no teor mineral, embora algumas diferenças não tenham sido estatisticamente significativas. Os resultados reforçam o potencial funcional da farinha de casca de maracujá, especialmente na promoção da saúde intestinal e na redução do colesterol devido à pectina. Assim, a pesquisa valida o aproveitamento integral do maracujá, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e para o desenvolvimento de alimentos mais nutritivos e funcionais, atendendo à crescente demanda do mercado.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65646
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Nutrição

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Alex Melo de Sales.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-08-23
1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons