Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65714
Compartilhe esta página
Título: | Narrativas de professoras de classes multisseriadas: itinerários autoformativos. |
Autor(es): | SANTOS, Isabel Jamily dos |
Palavras-chave: | Narrativas (Auto)Biográficas; Classes multisseriadas; Autoformação |
Data do documento: | 18-Ago-2025 |
Citação: | SANTOS, Isabel Jamily dos. Narrativas de professoras de classes multisseriadas: itinerários autoformativos. 2025.Trabalho de conclusão de curso Pedagogia -Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo compreender a contribuição das narrativas (auto)biográficas de professoras que atuam em classes multisseriadas para o processo de autoformação profissional. A pesquisa se aproximou da abordagem qualitativa, com enfoque nas narrativas autobiográficas (Abrahão, 2003; Silva e Santos, 2022; Souza, 2008), elegendo professoras que atuam em classes multisseriadas do Campo, em Panelas/PE. A análise das narrativas demonstra a importância da trajetória de vida e formação, enquanto possibilidade de desenvolvimento profissional, permitindo às professoras reconhecerem os sentidos atribuídos à sua prática, revisitando experiências marcantes que as fizeram refletir sobre as aprendizagens construídas ao longo da formação. A investigação possibilitou pensar a valorização dos saberes docentes como fonte de possíveis contribuições para o fortalecimento de políticas e programas de formação continuada para a Educação do Campo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65714 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Isabel Jamily dos Santos.pdf | 349,29 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons