Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65854

Compartilhe esta página

Título: Quando a Escola Cria Junto: Co-criação de Iniciativas Extracurriculares por Meio do Design Participativo
Autor(es): SANTOS, Jeisse Santana dos
Palavras-chave: Design Participativo; Educação; Iniciativas Extracurriculares
Data do documento: 11-Ago-2025
Citação: SANTOS, Jeisse Santana dos. Quando a escola cria junto: Co-criação de iniciativas extracurriculares por meio do Design Participativo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo co-criar iniciativas extracurriculares com estudantes de uma escola pública de Recife por meio da abordagem do Design Participativo. A experiência foi realizada com a turma do 9º ano da Escola Pintor Lauro Villares, no bairro dos Torrões, escola onde a autora estudou, o que proporcionou uma relação próxima e um entendimento profundo do contexto local. Utilizando o baralho Co-criação em Ação, desenvolvido na disciplina de Design Participativo da UFPE, foram selecionadas e adaptadas técnicas que facilitassem a escuta ativa, a construção coletiva e o envolvimento criativo dos estudantes. O Design Participativo, entendido como uma abordagem que valoriza o diálogo aberto e a participação genuína de todos os envolvidos, reconhece os designers não como mediadores do processo, mas como participantes ativos que compartilham saberes e experiências com os outros participantes. Dessa forma, promove-se a construção coletiva de conhecimentos e significado, respeitando e valorizando, neste caso, os saberes cotidianos dos estudantes ao longo de todo o processo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65854
Aparece nas coleções:(TCC) - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jeisse Santana dos Santos.pdf8,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons