Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65854
Compartilhe esta página
Título: | Quando a Escola Cria Junto: Co-criação de Iniciativas Extracurriculares por Meio do Design Participativo |
Autor(es): | SANTOS, Jeisse Santana dos |
Palavras-chave: | Design Participativo; Educação; Iniciativas Extracurriculares |
Data do documento: | 11-Ago-2025 |
Citação: | SANTOS, Jeisse Santana dos. Quando a escola cria junto: Co-criação de iniciativas extracurriculares por meio do Design Participativo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo co-criar iniciativas extracurriculares com estudantes de uma escola pública de Recife por meio da abordagem do Design Participativo. A experiência foi realizada com a turma do 9º ano da Escola Pintor Lauro Villares, no bairro dos Torrões, escola onde a autora estudou, o que proporcionou uma relação próxima e um entendimento profundo do contexto local. Utilizando o baralho Co-criação em Ação, desenvolvido na disciplina de Design Participativo da UFPE, foram selecionadas e adaptadas técnicas que facilitassem a escuta ativa, a construção coletiva e o envolvimento criativo dos estudantes. O Design Participativo, entendido como uma abordagem que valoriza o diálogo aberto e a participação genuína de todos os envolvidos, reconhece os designers não como mediadores do processo, mas como participantes ativos que compartilham saberes e experiências com os outros participantes. Dessa forma, promove-se a construção coletiva de conhecimentos e significado, respeitando e valorizando, neste caso, os saberes cotidianos dos estudantes ao longo de todo o processo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65854 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Jeisse Santana dos Santos.pdf | 8,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons