Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65854

Share on

Title: Quando a Escola Cria Junto: Co-criação de Iniciativas Extracurriculares por Meio do Design Participativo
Authors: SANTOS, Jeisse Santana dos
Keywords: Design Participativo; Educação; Iniciativas Extracurriculares
Issue Date: 11-Aug-2025
Citation: SANTOS, Jeisse Santana dos. Quando a escola cria junto: Co-criação de iniciativas extracurriculares por meio do Design Participativo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo co-criar iniciativas extracurriculares com estudantes de uma escola pública de Recife por meio da abordagem do Design Participativo. A experiência foi realizada com a turma do 9º ano da Escola Pintor Lauro Villares, no bairro dos Torrões, escola onde a autora estudou, o que proporcionou uma relação próxima e um entendimento profundo do contexto local. Utilizando o baralho Co-criação em Ação, desenvolvido na disciplina de Design Participativo da UFPE, foram selecionadas e adaptadas técnicas que facilitassem a escuta ativa, a construção coletiva e o envolvimento criativo dos estudantes. O Design Participativo, entendido como uma abordagem que valoriza o diálogo aberto e a participação genuína de todos os envolvidos, reconhece os designers não como mediadores do processo, mas como participantes ativos que compartilham saberes e experiências com os outros participantes. Dessa forma, promove-se a construção coletiva de conhecimentos e significado, respeitando e valorizando, neste caso, os saberes cotidianos dos estudantes ao longo de todo o processo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65854
Appears in Collections:(TCC) - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Jeisse Santana dos Santos.pdf8,8 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons