Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65854
Share on
Title: | Quando a Escola Cria Junto: Co-criação de Iniciativas Extracurriculares por Meio do Design Participativo |
Authors: | SANTOS, Jeisse Santana dos |
Keywords: | Design Participativo; Educação; Iniciativas Extracurriculares |
Issue Date: | 11-Aug-2025 |
Citation: | SANTOS, Jeisse Santana dos. Quando a escola cria junto: Co-criação de iniciativas extracurriculares por meio do Design Participativo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo co-criar iniciativas extracurriculares com estudantes de uma escola pública de Recife por meio da abordagem do Design Participativo. A experiência foi realizada com a turma do 9º ano da Escola Pintor Lauro Villares, no bairro dos Torrões, escola onde a autora estudou, o que proporcionou uma relação próxima e um entendimento profundo do contexto local. Utilizando o baralho Co-criação em Ação, desenvolvido na disciplina de Design Participativo da UFPE, foram selecionadas e adaptadas técnicas que facilitassem a escuta ativa, a construção coletiva e o envolvimento criativo dos estudantes. O Design Participativo, entendido como uma abordagem que valoriza o diálogo aberto e a participação genuína de todos os envolvidos, reconhece os designers não como mediadores do processo, mas como participantes ativos que compartilham saberes e experiências com os outros participantes. Dessa forma, promove-se a construção coletiva de conhecimentos e significado, respeitando e valorizando, neste caso, os saberes cotidianos dos estudantes ao longo de todo o processo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65854 |
Appears in Collections: | (TCC) - Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Jeisse Santana dos Santos.pdf | 8,8 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License