Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65945
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS JÚNIOR, Luiz Sebastião dos | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Magda Torres dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-15T21:00:18Z | - |
dc.date.available | 2025-09-15T21:00:18Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-18 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-31 | - |
dc.identifier.citation | Santos, Magda Torres dos. Autoeficácia acadêmica de estudantes de administração: crenças de capacidade e desempenho no ingresso universitário. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65945 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo investigar os níveis de autoeficácia acadêmica entre estudantes ingressantes no curso de Administração do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. A pesquisa utilizou a Escala de Autoeficácia na Formação Superior (AEFS) de Vieira, Polidoro e Guerreiro-Casanova (2017), como instrumento de mensuração, aplicada a uma amostra representativa de alunos do primeiro período. Os resultados apontaram níveis elevados de autoeficácia acadêmica entre os ingressantes, com diferenças estatisticamente significativas apenas no estado civil, enquanto as demais variáveis sociodemográficas não apresentaram influência relevante. O estudo contribui assim, para a compreensão dos fatores que podem influenciar na permanência e no sucesso acadêmico, oferecendo subsídios para o desenvolvimento de políticas institucionais de apoio ao estudante. | pt_BR |
dc.format.extent | 57p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Autoeficácia | pt_BR |
dc.subject | Autoeficácia Acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Desempenho | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Ingresso Universitário | pt_BR |
dc.title | Autoeficácia acadêmica de estudantes de administração: crenças de capacidade e desempenho no ingresso universitário. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6229547391911379 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to investigate the levels of academic self-efficacy among first year students in the Business Administration program at the Agreste Academic Center of the Federal University of Pernambuco. The research employed the Academic Self Efficacy Scale (AEFS), developed by Vieira, Polydoro, and Guerreiro-Casanova (2017), as the measurement instrument, applied to a representative sample of first semester students. The results indicated high levels of academic self-efficacy among the participants, with statistically significant differences observed only in relation to marital status, while the other sociodemographic variables showed no relevant influence. The study therefore contributes to the understanding of factors that may affect student retention and academic success, providing insights for the development of institutional policies to support students | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administração | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NG) - Núcleo de Gestão | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Administração | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Administração - Bacharelado |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Magda Torres dos Santos.pdf | 2,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons