Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66006

Compartilhe esta página

Título: Divisibilidade e Padrões Numéricos: Uma Abordagem Didática para o Ensino Fundamental
Autor(es): SOUZA, Vitória Cecília Silva
Palavras-chave: Ensino de Matemática; Critérios de Divisibilidade; Padrões Numéricos; Metodologias Ativas; Aprendizagem Significativa
Data do documento: 25-Jun-2025
Citação: SOUZA, Vitória Cecília Silva. Divisibilidade e Padrões Numéricos: Uma Abordagem Didática para o Ensino Fundamental. 2025. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma proposta pedagógica voltada ao ensino de padrões numéricos e critérios de divisibilidade no Ensino Fundamental, com o intuito de superar práticas tradicionais baseadas na memorização mecânica e descontextualizada. Trata-se de um estudo de natureza exploratória, com abordagem qualitativa, fundamentado nas teorias de Jean Piaget e Paulo Freire, que defendem a construção ativa do conhecimento e o desenvolvimento do pensamento crítico por meio da problematização. A pesquisa consistiu na elaboração de um plano de aula investigativo, estruturado em etapas que favorecem o levantamento de hipóteses, a análise de regularidades numéricas e a construção coletiva dos critérios de divisibilidade. Como resultado, o trabalho oferece aos professores uma alternativa metodológica capaz de promover uma aprendizagem mais significativa, favorecendo o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e a autonomia intelectual dos estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66006
Aparece nas coleções:(TCC) - Matemática (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VITÓRIA CECÍLIA SILVA SOUZA.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons