Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66773

Compartilhe esta página

Título: Amor mundi e educação na obra de Hannah Arendt: o despertar do princípio ético da responsabilidade com o mundo através do cinema como ferramenta pedagógica no ensino de Filosofia
Autor(es): SILVA, Walyson de Lima Cavalcante da
Palavras-chave: Amor mund; Cinema; Cineclube; Ensino de Filosofia; Hannah Arendt
Data do documento: 31-Jul-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Walyson de Lima Cavalcante da. Amor mundi e educação na obra de Hannah Arendt: o despertar do princípio ético da responsabilidade com o mundo através do cinema como ferramenta pedagógica no ensino de Filosofia. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Esta pesquisa está inserida na linha de pesquisa Ensino de Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O objetivo desta dissertação surge a partir da minha experiência como professor de filosofia e da prática docente em sala de aula. A proposta é desenvolver uma investigação que explore a interseção entre educação e a obra de Hannah Arendt, incorporando o cinema como uma ferramenta pedagógica. Essa iniciativa nasce da percepção da necessidade de oferecer aos alunos uma abordagem de aprendizagem mais rica e interdisciplinar, fundamentada nas reflexões filosóficas dessa importante pensadora do século XX. Com esse intuito, desenvolvi o projeto CineFiló, um cineclube escolar que visa proporcionar aos alunos a vivência de conceitos e teorias filosóficas por meio da linguagem visual e dinâmica do cinema. Essa abordagem permite explorar conceitos filosóficos, como o Amor Mundi, de maneira mais acessível e lúdica, tornando a disciplina mais atraente para estudantes que, cada vez mais, buscam informações fora dos métodos tradicionais. Além disso, o cinema se apresenta como uma poderosa ferramenta pedagógica para o professor de filosofia, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem. O mestrado profissional em Filosofia da UFPE tem me proporcionado uma formação continuada, permitindo refletir filosoficamente sobre questões que envolvem o espaço escolar, ainda marcado por estruturas tradicionais e resistência à introdução de novas abordagens. Nesse contexto, nossa proposta busca se apropriar dessa ferramenta com objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem de filosofia. A intervenção e aplicação do projeto ocorreram no Colégio e Curso Santa Clara, onde alunos do 1° ao 3° ano participaram da experiência de vivenciar a filosofia por meio do cinema. A experiência gerou material empírico, incluindo uma descrição fenomenológica da vivência desses alunos, permitindo uma análise profunda das reações e aprendizados gerados durante o processo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66773
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Walyson de Lima Cavalcante da Silva.pdf1.03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons