Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67455

Compartilhe esta página

Título: Análise do direito de imagem de atletas de clubes brasileiros em jogos eletrônicos de futebol à luz do ordenamento jurídico pátrio
Autor(es): MAIA, Pedro Erdtmann
Palavras-chave: Direito de imagem; Direito de arena; Jogos eletrônicos de futebol; Direito desportivo
Data do documento: 17-Dez-2025
Citação: MAIA, Pedro Erdtmann. Análise do direito de imagem de atletas de clubes brasileiros em jogos eletrônicos de futebol à luz do ordenamento jurídico pátrio. 2026. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente trabalho se dispõe a analisar as questões conflitantes envolvendo contratos para uso de imagem de desportistas em jogos eletrônicos de futebol, notadamente no que diz respeito à introdução da reprodução plástica de atletas no campo do direito de imagem ou do direito de arena e aos legitimados para celebração contratual com as companhias. Desse modo, a partir da leitura da doutrina e da jurisprudência, bem como de casos práticos conjecturados ou também provenientes de notícias e da própria jurisprudência, realiza-se a análise pretendida, a qual reverbera notadamente nos campos do Direito Civil e Direito Desportivo, que, por sua vez, precisam dar respostas e se adequar aos problemas surgidos pela subexposição de equipes e atletas do futebol brasileiro em jogos eletrônicos de futebol. A partir dos resultados apresentados, que apontam o caráter econômico da atividade, não relacionada à transmissão de espetáculo desportivo público com entrada paga, e a relação entre as controvérsias apresentadas e a ausência recorrente do futebol pátrio em jogos do gênero, conclui-se que o licenciamento para participação de atletas nesses produtos virtuais configura direito de imagem, exigindo autorização individual, e que se mostra necessária a exigência de que o contrato de imagem estabelecido entre clube e atleta disponha sobre o uso da representação plástica em jogos eletrônicos, de modo a alinhar a indispensável anuência do atleta à demanda por celeridade na construção de acordos com companhias do segmento digital.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67455
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Pedro Erdtmann Maia (2).pdf584.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons