Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67906

Comparte esta pagina

Título : CH– O – A FÓRMULA DO DESAPARECIMENTO: O USO DE UM JOGO ESCAPE ROOM COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO SUPERIOR.
Autor : SILVA, Izamara Gabryelle Cordeiro da
Palabras clave : Escape room; Ensino de química; Funções oxigenadas; Metodologias ativas
Fecha de publicación : 21-ago-2025
Citación : SILVA, Izamara Gabryelle Cordeiro da. CH– O - A FÓRMULA DO DESAPARECIMENTO: O USO DE UM JOGO ESCAPE ROOM COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO SUPERIOR. 2026. Trabalho de conclusão de curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : Este trabalho apresenta como objetivo geral analisar o uso de um jogo de escape room como estratégia didática no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de funções oxigenadas em Química Orgânica no Ensino Superior. O estudo parte das dificuldades enfrentadas por estudantes em compreender conteúdos de Química Orgânica, especialmente por meio de metodologias tradicionais que priorizam a memorização. Diante disso, buscou-se explorar metodologias ativas, com destaque para a Aprendizagem Baseada em Jogos, através da criação de um jogo do tipo escape room intitulado “CH- O - A Fórmula do Desaparecimento”. A pesquisa classifica-se como sendo de natureza aplicada com uma abordagem qualitativa, a qual foi desenvolvida com estudantes do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste. Para obtenção dos dados, além da elaboração do jogo, realizou-se uma aplicação teste para analisar as potencialidades e dificuldades do jogo por meio de observações durante a aplicação, também se aplicou um questionário com questões fechadas baseado na Escala Likert, e questões abertas para uma percepção melhor das impressões dos participantes sobre o jogo. Os resultados analisados sugerem que os estudantes perceberam que o jogo favoreceu o engajamento dos participantes, o trabalho em equipe, a revisão de conteúdos e pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas como o senso crítico, comunicação, colaboração, raciocínio lógico e o trabalho em equipe. Conclui-se que o escape room se mostra uma alternativa promissora como uma ferramenta pedagógica eficaz, proporcionando uma aprendizagem efetiva e colaborativa, além de ser uma alternativa promissora para a prática docente no ensino de Química.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67906
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Izamara Gabryelle Cordeiro da Silva.pdf2.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons