Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/68008

Comparte esta pagina

Título : "Ordenar os modos como se deviam trazer os gentios do sertão": As transformações da política indigenista na Capitania de Porto Seguro durante a União Ibérica (1580-1640)
Autor : SILVA, Matheus do Carmo Germano da
Palabras clave : Porto Seguro; Povos Indígenas; União Ibérica
Fecha de publicación : 4-dic-2025
Citación : SILVA, Matheus do Carmo Germano da. "Ordenar os modos como se deviam trazer os gentios do sertão": As transformações da política indigenista na Capitania de Porto Seguro durante a União Ibérica (1580-1640). 2026. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : O presente trabalho tem como objetivo analisar a legislação indigenista desenvolvida na América portuguesa durante o período filipino em meio aos interesses econômicos e religiosos dos colonos e jesuítas na Capitania de Porto Seguro durante os anos de 1580 e 1640. O recorte proposto é do período de união dinástica entre os reinos de Portugal e Espanha, conhecido como a União Ibérica, momento em que os domínios de Portugal estiveram sob a autoridade dos Filipes (II, III, IV), promovendo uma série de mudanças políticas e econômicas nas áreas que estavam sob a jurisdição lusitana. Regimentos de governadores, juntamente com relatos de cronistas são as principais fontes utilizadas para essa pesquisa, que busca analisar a legislação proposta e implementada no período em estudo que tinha como foco as populações ameríndias, bem como refletir se, e de que modo, essas populações contribuíram para a edificação de um corpo normativo sobre si.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/68008
Aparece en las colecciones: (TCC) - História (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Matheus do Carmo Germano da Silva.pdf828.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons