Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43086
Compartilhe esta página
Título: | Drogas e neurotransmissores: uma contribuição para a alfabetização científica de licenciandos em Química. |
Autor(es): | SILVA, Flávia Rafaella Xavier |
Palavras-chave: | Neurotransmissores; Drogas; Conhecimento e aprendizagem – Ciência; Estudantes universitários – Química |
Data do documento: | 2-Set-2021 |
Citação: | SILVA, Flávia Rafaella Xavier. Drogas e neurotransmissores: uma contribuição para a alfabetização científica de licenciandos em Química. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | A alfabetização científica é vista como uma das alternativas de relacionar o saber científico à realidade a qual o ser humano está inserido. Dessa forma, é necessário que além de saber ciências o indivíduo consiga aplicá-la no seu contexto social. Com esse intuito, de buscar efetivar a alfabetização científica foi proposta uma oficina de três dias. Ela teve como base a temática “drogas e neurotransmissores”, que traz um contexto de forte apelo científico e social. E que também remete a uma realidade presente na vida da maioria dos cidadãos contemporâneos e associável a conteúdos específicos de ciências, resultando em discussões científicas aliadas às questões sociais. O objetivo, além de produzir um material com o intuito de ser utilizado para divulgação científica, foi de promover a alfabetização cientifica por meio do contexto próprio a realidade de cada aluno. Após a aplicação da oficina, tendo como participantes alguns estudantes do curso de Química da Universidade Federal de Pernambuco, foi possível observar que a temática apresentada pôde ser debatida tanto em seus aspectos técnicos, envolvendo uma linguagem científica da química, quanto em seus direcionamentos socioculturais. Assim, os objetivos propostos foram atingidos, uma vez que a produção do material de divulgação científica contribuiu para instigar a alfabetização científica dos participantes, mediante as discussões realizadas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43086 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Flávia Rafaella Xavier.pdf | 3,08 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons