Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55602

Compartilhe esta página

Título: Prática docente: as diferentes dimensões do processo de alfabetização
Autor(es): LEAL, Telma Ferraz et al
Palavras-chave: alfabetização; leitura; escrita
Data do documento: Set-2020
Citação: LEAL, Telma Ferraz et al. Prática docente: as diferentes dimensões do processo de alfabetização. Debates em Educação, Maceió, n. 12, p. 40-56, set. 2020. ISSN 2175-6600. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9757. Acesso em: 4 out. 2023.
Abstract: Considerando as diferentes concepções de alfabetização presentes em documentos curriculares, este artigo analisa a 10 aulas de uma professora alfabetizadora, buscando apreender quais dimensões do ensino eram priorizadas e os modos como eram abordadas. A docente vivenciou situações de leitura e produção de textos diversificados e atividades reflexivas voltadas para a aprendizagem do funcionamento do Sistema de Escrita Alfabética, em consonância com a alfabetização na perspectiva do letramento. As conclusões apontaram que não é necessário adotar abordagens sintéticas para que as crianças se apropriem do sistema notacional, diferentemente do que é afirmado no documento que propõe a Política Nacional de Alfabetização.
Descrição: Todas as notas de rodapé se encontram no final do documento
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55602
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEAL, Telma Ferraz et al. Prática docente_ as diferentes dimensões do processo de alfabetização. 2020, p. 40-56. -.pdf
  Acesso restrito
509,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.