Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55602
Compartilhe esta página
Título: | Prática docente: as diferentes dimensões do processo de alfabetização |
Autor(es): | LEAL, Telma Ferraz et al |
Palavras-chave: | alfabetização; leitura; escrita |
Data do documento: | Set-2020 |
Citação: | LEAL, Telma Ferraz et al. Prática docente: as diferentes dimensões do processo de alfabetização. Debates em Educação, Maceió, n. 12, p. 40-56, set. 2020. ISSN 2175-6600. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9757. Acesso em: 4 out. 2023. |
Abstract: | Considerando as diferentes concepções de alfabetização presentes em documentos curriculares, este artigo analisa a 10 aulas de uma professora alfabetizadora, buscando apreender quais dimensões do ensino eram priorizadas e os modos como eram abordadas. A docente vivenciou situações de leitura e produção de textos diversificados e atividades reflexivas voltadas para a aprendizagem do funcionamento do Sistema de Escrita Alfabética, em consonância com a alfabetização na perspectiva do letramento. As conclusões apontaram que não é necessário adotar abordagens sintéticas para que as crianças se apropriem do sistema notacional, diferentemente do que é afirmado no documento que propõe a Política Nacional de Alfabetização. |
Descrição: | Todas as notas de rodapé se encontram no final do documento |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55602 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LEAL, Telma Ferraz et al. Prática docente_ as diferentes dimensões do processo de alfabetização. 2020, p. 40-56. -.pdf Acesso restrito | 509,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.